Coautor(es): Suelen
Fernanda Machado
Estrutura
Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO
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COMPONENTE CURRICULAR
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TEMA
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Ensino
Médio
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Literatura
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Outras
expressões: letras de música, hip hop, quadrinhos, cordel
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Ensino
Médio
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Literatura
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Estudos
literários: análise e reflexão
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Dados
da Aula
O
que o aluno poderá aprender com esta aula
- Compreender que a poesia está presente em diversos aspectos como nos textos, nas obras de arte etc.
- Possibilitar o conhecimento das características dos gêneros literários em suas diversas formas, considerando o conteúdo temático, a forma composicional e as marcas linguísticas;
- Reconhecer o contexto de produção da obra literária;
- Perceber e utilizar os aspectos semânticos possíveis na leitura e produção dos textos literários;
- Contar/narrar poesias utilizando-se dos recursos extralinguísticos, como entonação, expressões facial, corporal e gestual, pausas etc.
Duração
das atividades
5
aulas de 50 minutos
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para
que a presente aula se efetive de forma exitosa é necessário conhecimento
prévio sobre os gêneros literários.
Estratégias
e recursos da aula
"O
que eu pediria à escola era considerar a poesia primeiro como visão direta das
coisas e depois como veículo de informação prática e teórica, preservando em
cada aluno o fundo mágico, lúdico, intuitivo e criativo que se identifica
basicamente com a sensibilidade poética".
Carlos
Drummond de Andrade (1902-1987)
Baseando-se
na teoria da estética da recepção, na teoria do efeito e no método recepcional
propõe-se uma aula de literatura, utilizando-se da linguagem poética da letra
de música, trecho de filme e fragmento de livro.
Professor,
neste primeiro momento é importante discutir com os alunos o que é poesia e
onde a encontramos. É importante trazer o contexto histórico do poema, comentar
sobre a literatura de cordel, falar dessa proximidade que se tem com a
realidade, com a oralidade, entre outros aspectos que julgar relevante.
Para
leitura e interpretação de uma poesia, não podemos nos restringir apenas a sua
forma como: disposição das palavras, organização em versos e estrofes e
utilização de rimas. É necessário partir para uma leitura poética do mundo,
incentivando uma apreciação da musicalidade, das emoções suscitada, da
linguagem utilizada, enfim, da maneira de ver o mundo a partir daquele poeta.
Segundo
Elias José (2003), “vivemos rodeados de poesia”, é importante salientar que a
poesia está em diferentes lugares, não apenas no poema ou nas letras de
músicas, mas podemos encontrá-la na fotografia, na pintura, numa paisagem, nas
obras literárias, na dança e entre outros elementos que nos cercam e emocionam.
Inicie
a aula questionando os alunos sobre:
O
que é poesia para eles?
Onde
eles veem poesia?
Neste
momento, chame atenção também para os poemas que possivelmente eles já leram ou
ouviram. Resgate a história deles de leitor de poesia perguntando:
Qual
é o primeiro poema do qual se recorda?
Professor,
após realizar uma introdução sobre onde encontramos a poesia, utilizando a TV
ou até mesmo o laboratório de informática, mostre aos alunos o clip da música Beija
Eu, interpretado pela cantora Marisa Monte. Em seguida, distribua a letra
da música:
Beija Eu (1991)
– Com uma produção bem caprichada para a época, Beija Eu traz
a estética do vídeo no início dos anos 90, com suas tonalidades
características das cores RGB e fotografia feita com luz direta, além de
recursos simples como a movimentação da câmera e slow motion. O
cenário de grande porte, figurantes e figurinos remetem às imagens da
antiguidade clássica e do rococó, como o de Aleijadinho.
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Acesse
o link abaixo para a música: Beija Eu. Disponível em:<http://letras.terra.com.br/marisa-monte/63/>. Acesso em: 17/04/2012.
Professor,
após mostrar ao vídeo e distribuir a letra da música, organize a sala em duplas
para realizarem a leitura do texto. Direcione para que a leitura seja realizada
de maneira que percebam as formas de expressão do texto, portanto a atenção
deve estar voltada a pontuação, ritmo e entonação que auxiliam no entendimento
do poema e também possibilitam perceber os sentimentos e sensações presentes
nas palavras.
A
leitura em voz alta e a interpretação da poesia em duplas pode ser muito
interessante, pois permite a troca de entendimento e sensações por parte de
cada aluno.
Primeiramente,
possibilite que os alunos façam à leitura da poesia em dupla e em voz alta
(letra da música) e em seguida lance as questões interpretativas. Incentive
para que as duplas conversem sobre o texto e sistematizem as respostas das
questões com o intuito de discutirem com o restante da turma.
Questões
sobre a letra da música:
1) Vocês
já haviam ouvido essa música? O que acharam dela? Justifique.
2)
Quais as leituras possíveis da música “Beija Eu”?
3)
Perceberam o tipo de linguagem utilizada na música? É uma linguagem simples e
tem fortes traços de coloquialidade. Retire do texto trechos que comprovem essa
afirmativa.
4)
Vocês perceberam a poesia presente nesta letra de música? Quais elementos
contribuíram para isso?
5)
Observaram que há uma grande repetição de palavras, quais são as palavras
que mais se repetem? Qual é a finalidade destas repetições? (Professor, faça um
breve comentário sobre a licença poética).
6)
Observem na letra da música o uso predominante dos verbos no imperativo, qual é
a finalidade do uso dessa função conativa? Substituam as palavras seja, deixa,
aceita, por outras formas verbais e observe se causam o mesmo efeito de
sentido.
Professor,
ressalte que o leitor é coautor na leitura, ele quem constrói o sentido do
texto. Mas lembre-se: o texto literário permite diferentes interpretações e é
na recepção que ele significa, mas não está aberto a qualquer entendimento. O
texto traz pistas, as quais direcionam o leitor para uma leitura coerente.
Discuta também com a turma a importância da literatura para o cidadão. Com base
nas funções da literatura e considerando a letra da música que acabaram de
conhecer, explique aos alunos a importância da literatura. Acesse o link abaixo
para relembrar as funções da literatura, segundo Antônio Cândido. Disponível
em:<http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/keila/funcoes_literatura.pdf>.
Curiosidade
Já
que estamos falando em beijo, vocês se lembram de alguma obra literária ou
poema que tenha uma cena de beijo que chamou atenção?
A foto abaixo foi tirada em 1945, quando os
marinheiros americanos desembarcaram voltando da vitória contra os Japoneses
na Segunda Guerra Mundial. A festa pelas ruas foi tão grande que ele
encontrou uma enfermeira e a beijou para festejar o fim da guerra.
O Beijo da Times Square, Nova York, EUA (1945)
Fonte:
Coleção Folha de São Paulo: Grandes Fotógrafos - Metrópoles - Fotógrafo:
Alfred Eisenstaedt.
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Professor,
para a próxima atividade vamos assistir ao trecho da minissérie Capitu,
cena Olhos de ressaca. Ressalte os elementos utilizados no trecho
da minissérie e a linguagem que proporciona uma riqueza de detalhes com base no
livro. Na minissérie chame atenção para a iluminação utilizada, para os
figurinos, para a musicalidade, entre outros aspectos que construíram o clima
romântico e envolvente da cena do primeiro beijo. Observe também os detalhes
que Bentinho narrou durante cena e o quanto o livro descreve tal cena.
Considerando
o vídeo, peça as duplas para registrem as respostas das questões abaixo para discutirem
com as demais duplas:
1)
Vocês gostaram do vídeo? Por quê?
2) Quais elementos mais chamaram sua atenção na cena? Justifiquem exemplificando.
3) Já leram uma história parecida com essa? Narrem-a oralmente.
4) Escolham com base na fala dos personagens e registrem dois exemplos de frases que utilizam figuras de linguagem, reescrevam o trecho utilizando a linguagem denotativa. A linguagem poética permaneceu?
5) Vamos ler trechos de um livro bem conhecido e observar se há alguma semelhança com o vídeo assistido.
2) Quais elementos mais chamaram sua atenção na cena? Justifiquem exemplificando.
3) Já leram uma história parecida com essa? Narrem-a oralmente.
4) Escolham com base na fala dos personagens e registrem dois exemplos de frases que utilizam figuras de linguagem, reescrevam o trecho utilizando a linguagem denotativa. A linguagem poética permaneceu?
5) Vamos ler trechos de um livro bem conhecido e observar se há alguma semelhança com o vídeo assistido.
Professor, em seguida realize a leitura do capítulo XXXII – “Olhos de Ressaca” com os alunos. Para a leitura dos capítulos XXXIII e XXXIV - “Penteado” e “Sou Homem” utilize os áudios abaixo para que os alunos acompanhem.
Áudio:
Capítulo XXXIII - Penteado
Temas recorrentes na literatura: o primeiro beijo:
parte 2 [Categorias Literárias]
Áudio:
Capítulo XXXVI – Sou homem
Peça
que acessem o link para baixar os capítulos XXXII, XXXIII e XXXVI. Disponível
em:<http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/keila/capitulos_dom_casmurro.pdf>.
1)
Após a leitura, trace um paralelo entre as semelhanças e diferenças entre o
trecho do livro e do vídeo.
2) Observando o trecho da minissérie e a linguagem do livro, qual você mais gostou? Por quê?
3) Considerando o trecho da minissérie, quais informações você obteve somente após a leitura do trecho do livro?
4) Quem é o autor de Dom Casmurro? Realize uma pesquisa sobre este autor e sua época. O contexto histórico desta obra influenciou na linguagem e no estilo da obra?
2) Observando o trecho da minissérie e a linguagem do livro, qual você mais gostou? Por quê?
3) Considerando o trecho da minissérie, quais informações você obteve somente após a leitura do trecho do livro?
4) Quem é o autor de Dom Casmurro? Realize uma pesquisa sobre este autor e sua época. O contexto histórico desta obra influenciou na linguagem e no estilo da obra?
Professor,
para colaborar com a pesquisa você poderá indicar a seguinte webquest: http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w3.php?id_actividad=11613&id_pagina=3
Você
também pode criar sua própria webquest, seguindo o roteiro de questões acima e
os passos desta metodologia: http://www.webquestbrasil.org/criador/
Webquest
Lembrando
que a webquest é uma metodologia de pesquisa online, organizada por meio de
um roteiro que segue com os seguintes passos: introdução, tarefa, recursos,
processo, avaliação e conclusão. O professor dá indicativos de sítios,
pré-selecionados, para que a aula seja aproveitada ao máximo, e os alunos não
se distraiam diante de tantas informações da internet, e organizem a tarefa e
a concluam com sucesso. Para desenvolver suawebquest,o professor pode
seguir as orientações do "Tutorial para criar e editar webquest",
disponível em: http://rosangelamentapde.pbworks.com/w/page/9127654/Webquest
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Conhecer
o autor desta obra nos revela mais sobre ela. Vamos ouvir este podcast
observando aspectos sobre o escritor Machado de Assis, o movimento literário
pertencente, as obras realizadas, os elementos que compõem a obra Dom Casmurro,
entre outros aspectos.
Professor, após assistir ao
vídeo, ler os trechos do livro e discutir as perguntas com a turma, apresente
ovídeo abaixo para chamar atenção para a leitura da obra Dom
Casmurro na íntegra
Agora
que já conhece uma parte da história deste casal, não quer saber como ela
termina? Assista ao livro clip abaixo e procure em sua biblioteca a obra
literária de Machado de Assis: Dom Casmurro. Observe que o vídeo abaixo apresenta
os principais personagens desta obra e as situações conflituosas presentes no
romance.
Acesse
o livro clip
O
trabalho com esta obra literária possibilita realizar atividades sobre várias
outras questões, sugiro após a leitura do livro na íntegra, utilizar as
webquests abaixo para discutir sobre o comportamento de Capitu e Bentinho:
O
professor poderá organizar três grupos com a turma toda e pedir para que cada
grupo realize sua pesquisa a partir de uma webquest acima. Em seguida, em
forma de seminário, apresente a toda sala os trabalhos dos grupos.
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Professor,
comente com os alunos que até agora eles viram várias cenas de beijo, pergunte
aos alunos se eles se lembram de terem visto outras cenas de beijo que não
tinham um final tão feliz?
Em
seguida, apresente o terceiro ato da obra de Nelson Rodrigues, “Beijo no
Asfalto”.
“Beijo no asfalto: tragédia carioca em 3 atos”
Sinopse:
Arandir testemunha um atropelamento e ao socorrer a vítima, dá-lhe um beijo
na boca a pedido do agonizante. É imediatamente acusado de homossexualismo
pela imprensa e pela polícia. Ridicularizado perante a opinião pública, os
amigos e desamparado pela esposa (Selminha) vem a refugiar-se em uma pensão.
É visitado pelo sogro (Aprígio) que declara-lhe seu ódio, revelando-se
apaixonado por ele e com ciúmes pelo fato de Arandir ter-se casado com
Selminha e por vir a beijar outro. [...]
Explique
aos alunos que esta peça estreou no Teatro Ginástico, no Rio de Janeiro, em 7
de julho de 1961.
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Acesse
o link para baixar o texto Beijo no Asfalto: tragédia carioca em 3
atos. Disponível em: <http://www.sitedaescola.com/aulas_inovadoras/keila/beijo_asfalto.pdf>. Em seguida, proponha os
questionamentos abaixo. Lembrando que os alunos devem anotar as respostas no
caderno para discussão ao final da atividade.
Para
a leitura deste ato, organize os alunos que farão a leitura interpretativa a
partir da fala dos personagens: Arandir, Dália, Selminha, Aprígio,
e ensaie alguns minutos para que possam ler interpretando a cena da maneira que
está indicada. Oportunize a apresentação da leitura para que todos os alunos
acompanhem.
Em
seguida, reorganize a turma em duplas para responderem as questões abaixo:
1)
Podemos observar uma cena de beijo nesta história, era a cena que vocês
esperavam? Por quê?
2) Quais as relações familiares exploradas na peça? Expliquem.
3) Observando a cena dos policiais e da imprensa chegando, qual foi o papel da polícia e da mídia no desenrolar dos fatos?
4) Considerando que a peça foi encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro, 7 de julho de 1961, vocêm conseguem imaginar o impacto que causou naquela época. Teria o mesmo impacto hoje?
2) Quais as relações familiares exploradas na peça? Expliquem.
3) Observando a cena dos policiais e da imprensa chegando, qual foi o papel da polícia e da mídia no desenrolar dos fatos?
4) Considerando que a peça foi encenada pela primeira vez no Rio de Janeiro, 7 de julho de 1961, vocêm conseguem imaginar o impacto que causou naquela época. Teria o mesmo impacto hoje?
Professor,
você pode aproveitar esse momento para abordar questões sociais como: as
diversidades, respeito ao próximo e outros temas que julgar necessário.
Sugestão
com botão HQ.
Professor,
se julgar necessário você pode complementar sua explicação com curiosidades
sobre esta obra: Pode pedir que os alunos acessem o link desta mesma história
por meio de História em Quadrinhos:http://www.ebah.com.br/content/ABAAABh58AE/hq-beijo-no-asfalto-nelson-rodrigues e realizar uma pesquisa
sobre o escritor Nelson Rodrigues, como quais os temas das outras obras
escritas por ele, em que época vivia e quais os impactos que suas obras
causaram para esta época.
|
Ao
final destas atividades é o momento de, após refletirem sobre os textos lidos e
discutidos, observar se os encaminhamentos realizados levaram os alunos a
questionar as leituras já realizada
Professor,
para finalizar comente sobre as reflexões acima e leve os alunos a perceberem
sobre os enredos previsíveis encontrados em livros e filmes, em que os
personagens “vivem felizes para sempre”.
Ao final, reúna os alunos em grupos, com o intuito de produzirem uma tirinha que retrate uma cena de beijo com um final diferente. Solicite que elaborem o roteiro e em seguida, no laboratório de informática, produzam sua HQ. Para a produção de HQ, utilizem o site: http://www.comicstripcreator.org/ ou desenhem. Apresentem para o restante da escola expondo num mural onde todos possam ver.
Ao final, reúna os alunos em grupos, com o intuito de produzirem uma tirinha que retrate uma cena de beijo com um final diferente. Solicite que elaborem o roteiro e em seguida, no laboratório de informática, produzam sua HQ. Para a produção de HQ, utilizem o site: http://www.comicstripcreator.org/ ou desenhem. Apresentem para o restante da escola expondo num mural onde todos possam ver.
Comic Strip Criador
Comic
Strip Criador é um software de auto publicação que permite a você criar e
exportar as suas próprias histórias em quadrinhos em formato jpg.
*
Configure o seu conjunto de quadros com poucos cliques;
*
Fundos de importação e cliparts (jpg, jpeg, gif, png);
*
Adicione facilmente balões prontos para usar em sua história;
*
Arrastar e soltar objetos para construir o seu tema;
*
Compartilhe suas criações enviados ou impressas com os seus amigos exportados
em formato jpg.
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Recursos Educacionais
NOME
|
TIPO
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Temas recorrentes na literatura:
o primeiro beijo: parte 2 [Categorias Literárias]
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Áudio
|
Dom Casmurro
|
Vídeo
|
Temas recorrentes na literatura:
o primeiro beijo: parte 3 [Categorias Literárias]
|
Áudio
|
Machado de Assis [Categorias
Literárias]
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Áudio
|
Recursos
Complementares
Professor,
para pesquisar sobre esta aula, indicamos os links abaixo:
O
vídeo mostra a importância do trabalho de leitura de poesia em sala de aula e,
com dicas práticas, ensina como aproveitar ao máximo essa atividade. Disponível
em: <http://www.youtube.com/watch?v=xHgFln2dApI>
Este
site traz um pouco mais sobre a vida de Machado de Assis. Disponível em: http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especial/200810-machado.php>
Este
objeto educacional mostra a importância do poema para o ensino da linguagem
escrita apresentando formas de trabalho da poesia em sala de aula. Disponível
em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8824>
Este
site traz uma breve análise sobre a obra Beijo no Asfalto, de
Nelson Rodrigues. Disponível em: <http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/o/o_beijo_no_asfalto>
Este
artigo explora as "estruturas de apelo" tratadas a partir da
obra Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. Disponível em: <http://www.facos.edu.br/galeria/129102010021301.pdf>
Referências
bibliográficas:
ASSIS,
Machado. Dom Casmurro. Rio de Janeiro: Globo Editora, 2008.
JOSÉ,
Elias. A poesia pede passagem: um guia para levar a poesia
às escolas. São Paulo: Paulus, 2003
MAGALHÃES,
Luka. Licença Poética? Como Usá-la. Recanto das Letras, São Paulo,
23 out. 2008.
PARANÁ,
Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação
Básica do Paraná. Curitiba: SEED, 2008.
PERFEITO,
Alba Maria. VEDOVATO, Luciana. O gênero poema em sala de aula: uma
proposta de estudo e transposição didática. 4. CELLI – Colóquio de Estudos
Linguísticos e Literários. 1. CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos
Linguísticos e Literários. UEM: 2010.
PERFEITO,
Alba Maria. Projeto de Pesquisa Escrita e Ensino Gramatical: um novo
olhar para um velho problema, Universidade Estadual de Londrina: 2007.
RODRIGUES,
Nelson. O beijo no asfalto: tragédia carioca em três atos. Rio de
Janeiro: Nova Fronteira, 1995.
Avaliação
A avaliação deve ser diagnóstica,
processual e continua, ou seja, ao longo do desenvolvimento das aulas. O
professor observará desde a participação inicial, até a produção das
atividades, bem como a participação individual e coletiva dos alunos no desenvolvimento
das atividades.
Durante as aulas é interessante que
os alunos relatem o que estão aprendendo, tais relatos devem ser considerados para
que o professor perceba assimilação e aprendizagem por parte dos alunos.
As avaliações nas aulas de literatura devem ocorrer durante o processo de leitura, interpretação e produção.
As estratégias que os alunos utilizam para a compreensão do texto lido, o sentido construído, a localização das informações tanto explícitas quanto implícitas, entre outros podem ser observados.
As avaliações nas aulas de literatura devem ocorrer durante o processo de leitura, interpretação e produção.
As estratégias que os alunos utilizam para a compreensão do texto lido, o sentido construído, a localização das informações tanto explícitas quanto implícitas, entre outros podem ser observados.
É imprescindível considerar o
repertório de experiência e as diferenças culturais e de leituras de mundo de
cada aluno. Com esta aula, busca-se ampliar o horizonte de expectativa em
relação ao tema e textos trabalhados. É interessante solicitar aos alunos que
tenham registrem todas as atividades em seu caderno.
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