segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Relato de Experiência


"No meio do caminho tinham Letras", por Rodrigo Gonçalves

Meu nome é Rodrigo Gonçalves, estudante de Letras – Língua Portuguesa. Sou formado em Sistemas para Internet, mas não atuo na área. Neste pequeno relato vou explicar como vim parar no curso de Letras mesmo tendo outra formação, explicando o porquê da mudança.
Trabalho há 13 anos no ramo editorial, especificamente em livros didáticos da educação básica, comecei como iconógrafo - profissional responsável pelas imagens que irão compor um projeto editorial, seleção e tratamento de cor. Após 2 anos, fui designado à função de diagramador, profissional que tem o trabalho de unir textos e imagens em um projeto gráfico formando o livro. Os livros bonitinhos com suas páginas, textos e imagens em harmonia tem a mão de um diagramador. Nessa função passei 6 anos, trabalhava com criação e designer dos livros, estendendo-se ao material de divulgação, físico e digital web.
Durante minha infância e adolescência não tive muita familiaridade com os livros, não fui um leitor assíduo, exceto por gibis, histórias em quadrinhos; minhas leituras se resumiam a este universo. Não tive referências e nem a escola me incentivou para isso. Por ironia da vida, fui trabalhar em uma empresa que faz livros. Minha atividade inicialmente se resumia ao visual, ao externo, não adentrava ao conteúdo propriamente do “produto”.
A minha convivência com profissionais da educação na editora me fez enxergar o mundo dos livros na sua concepção, escrita/reescrita, com objetivos de atingir o leitor. Na minha função de diagramador, trabalhava com professoras escritoras e essa convivência se revelou atraente. Assim, comecei a fazer leituras de livros sobre educação, processos editoriais, trocar experiências e ideias com pessoas que tinham o livro como “meio de vida”. Após alguns anos me vi submerso nesse processo e procurei um curso que me capacitasse mais no meu trabalho. Inicialmente pensei em fazer o curso de pedagogia, fiz o vestibular, passei no processo de seleção, mas não me matriculei. Algo me fez enxergar que o curso de Letras tinha mais a agregar, a licenciatura acrescentaria ao meu currículum o que eu pensei em trilhar. Mas algo foi determinante para esse pensamento. Em 2012 tive a experiência de dar aulas de informática para turma do EJA e aquilo, para mim, foi mágico. Estar à frente de uma turma, ministrando aulas para alunos que esperavam receber informações que acrescentariam às suas vidas foi algo que me encantou e me mostrou como é prazeroso e de grande responsabilidade a profissão de um professor.
Após ingressar no curso de Letras, fui promovido à função de Editor, profissional responsável pela recepção dos textos que os autores escrevem, ler, editar, preparar modificações e idealizar projetos gráficos que se encaixem no livro projetado.
Hoje estou no 7 período do curso de Letras e há 2 anos e meio como editor de Livros didáticos. Tenho planos de no futuro de lecionar juntamente com minha função de editor. Creio que esta formação possibilitará diversas oportunidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário