Ponto de partida
Leitura do conto "As Formigas", de Lygia Fagundes Telles. O conto pode
ser encontrado em "Meus contos preferidos", antologia selecionada pela
própria autora para a Editora Rocco (2004). O conto faz parte
originalmente da obra "Seminário dos Ratos" e foi publicado em diversas
outras antologias.
Objetivos
1) Reconhecer o papel do diálogo dentro de um texto narrativo.
2) Analisar a construção do diálogo em Lygia Fagundes Telles.
Comentário
Um dos contos mais lidos e apreciados de Lygia Fagundes Telles, "As
Formigas" coloca o leitor num universo insólito, misterioso e
apavorante. O jovem leitor é levado a participar progressivamente do
clima de terror e suspense criado pela autora. Duas personagens
principais participam da história: a narradora, estudante de direito, e
sua prima, estudante de medicina.
A leitura e a observação
atenta das falas dessas personagens podem ser de grande valia para
desenvolver a capacidade de análise e interpretação do texto.
Estratégias
1) Realizar uma leitura individual do conto "As Formigas", com a seleção de alguns diálogos para análise.
2) Realizar uma leitura dramatizada do conto, com atenção aos diálogos.
3) Caracterizar fisicamente as personagens, por meio de figurinos e adereços característicos.
Atividades
É possível dirigir a compreensão do texto por meio de questões que
enfatizem a relação entre a fala da personagem e os seus sentimentos.
Exemplo:
a) Ao receber a caixinha de ossos, uma das personagens
fica entusiasmada. Como ela expressa esse entusiasmo? ("Mas que
maravilha, é raro à beça esqueleto de anão.")
b) Em que momento
podemos perceber que a personagem está apavorada? ("Vamos, vista isso,
temos que sair antes que o anão fique pronto.")
Sugestões
Como desdobramento das atividades desenvolvidas com os alunos, pode-se
solicitar que eles criem um texto em primeira pessoa, como se fossem as
estudantes. Nesse texto, devem narrar suas impressões dos fatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário