Objetivos
1. Abordar a poesia concreta brasileira a partir da poesia visual de Apollinaire, propondo um conjunto de estudos interculturais.
2. Mostrar aos alunos uma proposta de trabalho apoiada no diálogo interdisciplinar.
Ponto de partida
Este é um trabalho previsto para ser realizado junto à disciplina de
literatura brasileira, levando em conta aspectos de
interdisciplinaridade ao promover trocas com áreas do conhecimento, tais
como artes, história e língua portuguesa.
Para tanto, o
professor pode procurar seus colegas responsáveis pelas referidas
disciplinas e propor uma abordagem em conjunto - exercício que poderá
fazer parte, por exemplo, de um projeto organizado para uma semana de
estudos interculturais na escola, envolvendo diferentes turmas de uma
mesma série. Podem ser oferecidos microcursos sobre história da arte,
ateliês de criação literária e pictórica, contextualizando-os em um
período histórico (início do século 20, até a década de 1950 no Brasil).
Exposições de trabalhos dos alunos podem também compor a proposta.
Um trabalho assim promove não só a interação entre professores, mas
motiva os alunos a perceberem a relação que pode haver entre as diversas
áreas do conhecimento.
Estratégias
Aula 1
Antes de apresentar aos alunos a poesia concreta, pergunte a eles o que entendem por poesia visual ou poesia imagética.
Apontadas as primeiras impressões, mostre ao grupo um caligrama de
Apollinaire - o que pode ser feito utilizando-se um equipamento
multimídia, um retroprojetor ou um grande cartaz. Caso o professor não
disponha da obra, uma edição do livro Caligramas (1918) talvez
possa ser encontrada na biblioteca da escola ou numa biblioteca
municipal (mas há exemplos no texto linkado acima).
Depois de
apresentar os caligramas, pergunte aos alunos o que eles vêem, o que
imaginam (se os poemas não estiverem traduzidos), se já conheciam esse
tipo de expressão textual.
Convide o grupo a conhecer um pouco sobre Guillaume Apollinaire,
levando-o a observar o momento histórico em que o autor viveu -
Primeira Guerra Mundial, urbanização e industrialização na Europa - e
suas relações com outros artistas, contemporâneos seus. Procure
estabelecer uma ponte com o mesmo momento histórico no Brasil - a
chegada dos imigrantes europeus, as razões que os motivaram a vir para o
Brasil, como a Primeira Guerra repercutiu aqui, que escritores e
movimentos literários apareciam no panorama nacional nesse período, a belle époque.
Observação: para explorar o período, uma interessante sugestão de leitura é a obra O sorriso da sociedade
(Editora Objetiva), de Anna Lee: um belo passeio pelo início do século
20 no Brasil, abordando suas transformações e os conflitos no ambiente
literário carioca.
Realizada essa contextualização histórica e
geográfica, solicite aos alunos que façam uma pesquisa sobre o que
significa a palavra "caligrama" e suas principais características no
contexto de produção na obra de Apollinaire. (Oriente os alunos a
pesquisarem em fontes confiáveis, tais como sites educativos ou obras
disponíveis em bibliotecas.)
Aula 2
Retome com os alunos o que foi descoberto sobre o significado de
"caligrama" e como isso se insere na obra de Apollinaire. Discuta os
resultados das pesquisas e utilize-os para apresentar alguns poemas
concretos brasileiros, estimulando os alunos a comentar sobre tais
produções. O que eles percebem de similar e de diferente entre esses
poemas e os de Apollinaire? O que compreendem de suas estruturas, do
vocabulário, etc.?
Em seguida, apresente o movimento concretista
no Brasil: o que foi, quais seus principais representantes? Por que se
consagrou apenas nos anos 50, marcando uma longa distância em relação
aos seus precursores franceses? Apresente o panorama político e social
brasileiro: pós-Segunda Guerra Mundial, desenvolvimentismo, novas
inspirações artístico-literárias (mais referenciadas na cultura
norte-americana), industrialização e crescente urbanização.
Aula 3
Nesta aula, o professor apresenta aos alunos os critérios de realização
de atividades para um ateliê de produção literária e a respectiva
exposição dos trabalhos. A idéia é que os alunos produzam seus próprios
poemas concretos. Para incentivá-los, mostre que a poesia concreta é
produzida até hoje - por exemplo, os trabalhos de Arnaldo Antunes - e
que a cibertecnologia oferece alguns exemplos interessantes de interação
com esse tipo de poesia. Outra possibilidade é mostrar vídeos
disponíveis na web, como: "Cinco Poemas Concretos", "Exposição Poesia
Concreta por Multiplicidade", "Greve" (de Augusto de Campos), dentre
outros.
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