Objetivos
1) Conhecer e vivenciar aspectos literários, históricos, artísticos e culturais da Semana de Arte Moderna de 1922;
2) Apresentar uma versão multimídia da Semana de Arte Moderna;
3) O objetivo desse projeto não é a reprodução fiel dos acontecimentos
da Semana de Arte Moderna, mas uma recriação do espírito do movimento
modernista, em sua diversidade e suas contradições;
Ponto de partida
Leitura do texto Semana de Arte Moderna. Essa leitura pode ser complementada pelos textos indicados no site Educação: Almanaque da Folha, Centro de Documentação Histórica da FGV e Revista Nova Escola.
Comentário
A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922,
representou um marco no movimento modernista, mas não foi um
acontecimento único nem isolado. O movimento modernista começou antes de
1922 e se prolongou pelas décadas seguintes. Caracterizou-se por um
grande debate de idéias e de concepções estéticas, que marcou todos os
aspectos da cultura brasileira, em especial a literatura, a arte e a
música.
Estratégias
1) Por meio de aulas expositivas e
pesquisas extraclasse, em sites da internet e nos livros didáticos e
paradidáticos, estudar o modernismo e a Semana de Arte Moderna de 1922,
buscando compreender seu significado, sua importância histórica e os
acontecimentos mais relevantes do movimento;
2) Com os alunos
divididos em grupos, discutir alguns aspectos relevantes do modernismo,
definidos pelos próprios grupos, esboçando campos de interesse;
3) Definir os autores e textos que farão parte da dramatização. Por
exemplo, podem ser escolhidos os textos "Ode ao Burguês", de Mário de
Andrade, o "Manifesto Antropofágico", de Oswald de Andrade, o poema "Os
Sapos", de Manuel Bandeira, ou o artigo "Paranóia ou Mistificação", de
Monteiro Lobato;
4) De posse desse material, definir os alunos
que participarão da dramatização e as características físicas e
psicológicas dos personagens que vão interpretar;
5) Estudar as personagens que farão parte da dramatização. As biografias podem ser pesquisadas nos textos indicados pelo site Educação:
Mario de Andrade, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, Villa-Lobos, Di
Cavalcanti, Graça Aranha, Menotti Del Picchia e Tarsila do Amaral.
6) Realização do evento, com exposição, declamação de poemas,
apresentação musical, diálogos e esquetes teatrais previamente
elaborados ou improvisados pelos alunos.
Produto final
O produto final será um evento multimídia que pode contar com performances, apresentações, esquetes teatrais e exposições.
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